About

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

SÃO GERALDO: AGRICULTORES COMEMORAM AUMENTO NA PRODUÇÃO

Em São Geraldo do Araguaia, no sudeste paraense, a primeira colheita do ano feita nas áreas de plantio da mandioca registrou um aumento de produtividade superior a 100%. Os dados são da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que atende as famílias agricultoras, incentivando e acompanhando a utilização dos tratos culturais adequados que refletem diretamente esse crescimento. A previsão para este ano é colher a produção de 380 hectares de área, resultado do trabalho de 120 agricultores que hoje se dedicam ao cultivo do tubérculo no município. 

Os plantios obedecem ao espaçamento de 1mx1m com cerca de 10 mil plantas por hectare, sendo que de cada um são retiradas 40 toneladas de raiz de mandioca, número superior à média nacional, que é de 37 toneladas. “Além das tecnologias adequadas, as peculiaridades da região, com solos muito férteis e período de chuvas definidos, essencial a esse cultivo, contribuem pra esse resultado positivo”, explica o técnico da Emater, Edilson Pereira.

Apesar do aumento significativo na produção, nenhuma área nova foi aberta para desenvolver a cultura. Os novos plantios ocupam áreas antes degradadas, destinadas à pastagem, e que, agora, estão sendo recuperadas. Dados da Emater apontam que pelo menos 50% das áreas abertas em São Geraldo do Araguaia enfrentam processos de degradação, principalmente pelo fato de que, para o cultivo da mandioca, muitos agricultores ainda utilizam o sistema tradicional, de derruba e queima.

Para os plantios a Emater utiliza também adubação orgânica, que pode reduzir os custos de produção em até 10%. Nas áreas de cultivo que ficam próximas a serrarias da cidade foi utilizado o pó da serragem. Com a melhoria da qualidade e aumento da produção local, a Emater passou a fazer o acompanhamento técnico nas áreas de cultivo para a obtenção de dados da lavoura. Os primeiros resultados demonstram que por cada pé de mandioca sejam colhidos, em média, até 15 quilos de raiz, produção considerada excelente. (Fonte: Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!