About

segunda-feira, 14 de abril de 2014

SENHOR DE 75 ANOS CONCLUI PEDAGOGIA E DIZ QUE AGORA QUER MESTRADO

FOTO / RODRIGO MAMÉDIO
Jurandir Teixeira Miranda é um vencedor. Prestes a completar 76 anos, em 2 de maio, ele comemora a primeira graduação. Apresentou a monografia e vai se formar em pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Miracema do TO. Nos quatro anos de estudo, ele não apenas passou pela faculdade, mas viveu os dilemas e as ansiedades de um estudante, aproveitou o aprendizado e diz que até "rejuvenesceu". Uma vitória para o homem que superou o vício do álcool e voltou a estudar após mais de 40 anos sem assistir a uma aula.

Antes de entrar na faculdade, Jurandir trabalhou como assistente na biblioteca da UFT. O vai e vem de estudantes e a admiração pelas letras o motivaram a voltar às salas de aula. Mas como entrar na faculdade, sem ter concluído o Ensino Médio? Ele conta que terminou o antigo "ginásio", em 1958, há 56 anos. Para viver o sonho da faculdade, fez o ensino médio, em 2002 e em 2007 conseguiu aprovação no curso de Pedagogia. Jurandir ficou entre os 10 primeiros colocados.
Durante a faculdade, ele batalhou por um curso melhor. "Eu fui presidente do Centro Acadêmico do curso e exigi a criação da Casa do Estudante. No mesmo ano, em 2008, a casa foi providenciada". O aprendizado na faculdade, segundo ele, foi além das disciplinas estabelecidas na grade curricular. "Eu era um dos cinco homens da turma, entre 35 mulheres. Nos quatro anos eu aprendi a valorizar a mulher. Eu presenciei a luta delas na faculdade tendo que ao mesmo tempo cuidar do marido e dos filhos. E tem alguns maridos que ainda falam que mulher vai para faculdade para paquerar", conta ele indignado.

FOTO / RODRIGO MAMÉDIO
A história de Jurandir é marcada por superações. Ele diz que há 30 anos não coloca uma gota de álcool na boca, mas para vencer o vício foi difícil. Após quatro anos na universidade, ele pretende agora "ajudar a crescer a faculdade e a criar mais cursos". Pelo carinho com que ele se refere ao curso, é possível perceber que pedagogia para ele, é um sonho. "É este curso que ajuda a formar os homens do Brasil. Apesar da desvalorização do professor, eu acertei na minha escolha", poetisa ele.

Por enquanto, Jurandir está trabalhando na biblioteca municipal e vai começar a dar palestras nos Alcoólicos Anônimos de Miracema. Mas o novo pedagogo quer mais. A intenção dele é se aventurar pelo mestrado e "se Deus der saúde", navegar pelo doutorado. "A idade não atrapalha em nada, só rejuvenesce e engrandece". (Fonte: G1/TO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!