About

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

PARÁ: NÚMERO DE MORTES VIOLENTAS AUMENTA NA REGIÃO SUDESTE

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves de Marabá, no sudeste do estado, divulgou a estatística de mortes violentas de necropsias realizadas no órgão em 2013. Em relação ao ano anterior, houve um acréscimo de 6%. Segundo o relatório divulgado na terça-feira (14), as mortes provocadas por acidentes de trânsito e armas de fogo lideraram as estatísticas: foram registrados 1.084 casos, 59 a mais que em 2012.

O CPC Renato Chaves em Marabá atende 25 municípios na região sul e sudeste do estado. Eldorado do Carajás e Itupiranga aparecem no relatório com os maiores índices de mortes violentas. O crescimento em Eldorado foi de 78%; em Itupiranga, de 53%.

“Esses números são referentes apensa aos corpos que passaram pelo centro de perícias, a gente não pode dimensionar a parte de violência, isso fica a cargo da Polícia Civil e da Polícia Militar”, explica o gerente regional do CPC Renato Chaves de Marabá, Marcelo Salame.

Para a Comissão de Direitos Humanos de Marabá, o aumento no índice de violência na região está ligado ao tráfico de drogas e o crescimento populacional em áreas de invasão, segundo o advogado Haroldo Teixeira. “Obviamente que isso cria um bolsão de miséria e é um ambiente propício para que a criminalidade aumente em seus índices”.

O subcomandante do CPR2, Márcio Raiol, conta que, para evitar o aumento da violência, policiais estão sendo formados em Marabá e Parauapebas. “As cidades aqui da região têm recebido um aumento populacional muito grande. Para os órgãos de segurança, isso ressalta a necessidade de se fazer um planejamento. É preciso tempo para a formação de policiais”. (Com informações do G1/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!