About

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

MARABÁ RECEBE CENTRAL REGIONAL DO SAMU, QUE BENEFICIARÁ 17 MUNICÍPIOS

Regional Samu
Foto: Helder Messias
A cidade de Marabá deu nesta segunda-feira (09), mais um passo em busca de um atendimento melhorado na área da saúde. A Central Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai atender 17 municípios e todas as ligações serão reguladas por Marabá.

“É um momento de comemorar nossa conquista, sabemos que temos vários desafios pela frente – alguns destes bem antigos -, mas não vamos desistir de melhorar o atendimento em saúde aqui no Pará”, disse Valmir Silva Moura, coordenador do 11º Centro Regional da Sespa e também coordenador da Regional do Samu Carajás.

Representando os municípios que fazem parte da regional, o secretário de saúde de Itupiranga, Helder Cruz, lembrou que desde 2008 há um processo de melhoria no sistema de saúde, mas que essa conquista é grandiosa, pois muitas pessoas poderão ser atendidas com a centralização do atendimento. Esteve presente na cerimônia o deputado federal Asdrúbal Bentes, que se colocou à disposição dos municípios para buscar em Brasília recursos junto ao Ministério da Saúde para a doação de novas ambulâncias para a regional.

“O serviço de atendimento do Samu foi criado em 2003 e tem ajudado a diminuir o número de mortes; estudos mostram que em média são registradas 6500 ocorrências por ano, o que resulta em 55 mil ocorrências em 10 anos”, lembrou o secretário de saúde em Marabá, Nagib Mutran Neto.

“O Brasil enfrenta um problema sério na questão da saúde, e Marabá infelizmente não está fora desses problemas. Mas afortunadamente, temos estudos que comprovam a diminuição de 19% do número de vítimas fatais desde a criação do Samu. É uma margem ainda pequena, mas com a central regional, tenho certeza que esses números tão tristes serão revertidos”, disse o prefeito João Salame, que também lembrou a contribuição gigantesca que o país tem recebido desde a criação do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.

No total, farão parte da regional os municípios de Marabá, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins. Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Elizeu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia e Rondon do Pará. A central será o ponto central do atendimento a esses municípios, todas as ligações feitas ao 192 a partir dessas localidades serão direcionadas automaticamente para Marabá, que recolherá as informações e acionará as ambulâncias de cada município. (Fonte: ASCOM PMM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!