About

sexta-feira, 15 de março de 2013

CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA: ALUNOS DENUNCIAM ABANDONO DO IFPA

Alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) denunciam a falta de estrutura e de professores em Conceição do Araguaia, no sul do estado. O campus foi inaugurado em 2010, mas os equipamentos abandonados e os estudantes sem aulas.

O prédio que abriga a instituição está com várias rachaduras, nas paredes e no piso. "Todo o piso está cedendo. Cabe o meu pé entre a viga e o chão", diz Gênova Elisa, estudante de segurança do trabalho.

Mais de 20 cursos estão paralisados. Os equipamentos econtram-se pelos corredores e amontoados nas salas. Segundo os alunos, os laboratórios não oferecem condições de uso. As salas de aula não têm forro, o que aumenta a sensação de calor.

"A gente abre o máximo as janelas, às vezes a gente sai vai pro corredor e espera um tempo. Nisso a gente vai perdendo tempo e nosso trabalho não tem andamento. A tarde o sol é em cima da gente", conta Maria José, estudante de gestão municipal.

Outra reclamação dos alunos é quanto à ausência de um refeitório, o que prejudica os alunos de turno integral. "Era para ter um restaurante universitário, o que até hoje não está pronto. Aí você imagina para nós, que saímos meio dia e temos que voltar às 13h30", diz Galiano de Moura, estudante de agronomia.

No Centro Experimental Agro-tecnológico do IFPA, o tanque de piscicultura, onde os alunos deveriam ter aulas práticas, está abandonado. "Para ter aulas práticas nossa professora nos levou para o IF do Tocantins, porque não tem instalações aqui", diz Andressa Fontes, aluna de agropecuária.

As aulas práticas deveriam ser ministradas em um curtume-escola, que custou quase R$ 1,5 milhão aos cofres públicos. Os equipamentos caros estão empoeirados e sem uso. Até a sede administrativa do campus está depredada e coberta pelo mato.

O IFPa informou que já foi realizada uma reunião e ficou definido o afastamento do diretor geral do campus e a nomeação de um outro servidor para o cargo. O instituto informou ainda que as reivindicações dos alunos serão atendidas. (Fonte: G1 Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!