About

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

IBGE DIVULGA ATUALIZAÇÃO DAS ÁREAS TERRITORIAIS DO BRASIL

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base no Censo de 2010, divulgou na última quarta-feira (23/01) a extensão de cada município brasileiro e a atualização das áreas territoriais do Brasil. A atualização mostra que a extensão territorial do Brasil aumentou 0,01%, assim o país possui hoje um território de 8.515.767,049 quilômetros quadrados.

Esse aumento deve-se a incorporação das áreas do Arquipélago de Abrolhos, que se encontra subordinado ao município de Caravelas, na Bahia. E as áreas referentes às águas internas da Baía do Sul e do Norte, entre o continente e a ilha de Santa Catarina. O Paraná teve a extensão territorial reduzida em sete quilômetros quadrados.

Essa revisão e regulamentação da extensão territorial brasileira foram realizadas para efeitos de atualização e correção cartográfica – mapeamento do Brasil. E, também foram considerados os aspectos legais do território brasileiro, uma vez que, eles também incluem o julgamento das ações pelo Superior Tribunal Federal (STF).

Com a atualização do IBGE, o Amazonas continua com o título de maior Estado do país em extensão territorial. No contrário, o Sergipe é o menor deles. Entre os 5.568 municípios, Altamira, no Pará, possui a maior extensão municipal: 159.533,730 quilômetros quadrados, e supera inclusive alguns Estados. Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais, é o menor município brasileiro, com extensão de apenas 3.656 quilômetros quadrados.

A Resolução 1/2013, do IBGE, está disponível para que todos os interessados possam verificar a extensão territorial dos municípios, Estados e da Região onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!