About

segunda-feira, 23 de abril de 2012

NOVA TIMBOTEUA: PREFEITO AFASTADO POR FRAUDES

A busca e apreensão realizada pela Polícia Civil serviram de fundamento para afastamento do prefeito e de dez funcionários públicos de Nova Timboteua, região Bragantina, nordeste do Pará. A Justiça já decretou a indisponibilidade de bens de servidores e também de empresários. Após análise da documentação apreendida na sede da prefeitura municipal, em operação de busca realizada em conjunto com o Ministério Público, em 15 de fevereiro deste ano, policiais civis do Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (NCC-LD), da Polícia Civil do Pará, concluíram pela existência de sérios indícios de favorecimento a algumas empresas em licitações daquele município.
As empresas são a Comercial Alinutri Ltda; a Construtora e Terraplanagem Magalhães Ltda, e a Construtora Falcão Ltda. Na época, foram apreendidos processos licitatórios, contratos administrativos, notas de empenho e material de informática na secretaria de finanças e na comissão de licitações na sede administrativa da prefeitura de Nova Timboteua. Estiveram no local, para cumprimento dos mandados judiciais, a promotora de Justiça, Erika Menezes, e o delegado Ricardo Caçapietra, do NCCLD, da Polícia Civil, com apoio de policiais civis do GPE (Grupo de Pronto-Emprego). A busca foi o resultado da Ação Cautelar Inominada de Busca e Apreensão e Exibição de Documentos relacionados a pessoas físicas e jurídicas envolvidas em fraudes relacionadas à licitação no município.

As investigações mostraram que as firmas faziam parte de um esquema de arranjos, rodízios ou alternância, com o direcionamento dos processos licitatórios, utilizando-se principalmente da modalidade de licitação conhecida como carta-convite, que é a mais simples de todas as modalidades em que os participantes do processo licitatório são escolhidos pela prefeitura. São acusados de participar das fraudes em licitações o prefeito Antônio Nazaré Elias Corrêa e diversos servidores da prefeitura, entre eles o secretário de finanças, todos afastados dos cargos. A liminar foi concedida pelo juiz Carlos Magno Gomes de Oliveira, da comarca do município.

O magistrado também declarou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos gestores municipais. As provas trazidas aos autos indicam que as licitações em Nova Timboteua foram vencidas pelas mesmas empresas, de 2005 a 2011. Inúmeras irregularidades nos processos licitatórios indicariam claramente o direcionamento de todos os certames, de modo que uma das empresas fosse sempre a vencedora. Depois do pedido da promotora de justiça, Érica Menezes, os acusados foram afastados por determinação do juiz da Comarca no último dia 16.

FONTE: AGÊNCIA PARÁ

5 comentários:

  1. essa demorou e veio com mts quentes.Agora será q haverá devolução do dinheiro público?tem mais ,mas tem tem não libera...e as obras em andamentos?os funcionarios q CRESCERAM jutinho....

    ResponderExcluir
  2. devemos ficar de olho nos administradores que na maioria so querem mudar de vida com o dinheiro público.Não devemos nos acomodar...

    ResponderExcluir
  3. Por conta disso deveriam continuar com a operação chegando até o Município do Bonito, lá o derrame de dinheiro publico é nítido!!!!!

    ResponderExcluir
  4. ISSO ME CHAMOU MUITO A ATENÇÃO, POIS A EMPRESA COMERCIAL ALINUTRI PRESTA SERVIÇO PARA A PREFEITURA DE IGARAPÉ-AÇU DESDE O ANO DE 2009, ANO QUE A ATUAL PREFEITA ASSUMIU,FAÇO PARTE DO CONSELHO QUE FISCALIZA AS NOTAS MAS ESTOU MUITO DESCONFIADO DESSA EMPRESA EM NOSSO MUNICÍPIO. GOSTARIA QUE FOSSE FISCALIZADO POR AUTORIDADES COMPETENTES POIS NÃO PODEMOS CONTAR COM OS VEREADORES UMA VEZ QUE OS MESMOS TEM ÔNIBUS PRESTANDO SERVIÇO PARA A EMPRESA.

    ResponderExcluir
  5. EU QUERIA SABER O QUE OS VEREADORES FAZIAM ENQUANTO ISSO ACONTECIA? ELES NÃO FISCALIZAVAM TUDO ISSO? OU ELES TAMBÉM SÃO CUMPRE-SE DESSA CORRUPÇÃO? É BOM INVESTIGAR ESSES VERIADORES DO MUNICÍPIO,POIS DEVEM TER PARTICIPADO DE TUDO ISSO...

    ResponderExcluir

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!